segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Impulsiva cuidando da pele

Esse final de semana, me deparei com a pele do meu maridinho totalmente ressecada, um horror! Pele sem vida e descamando, e agora o que fazer? Eu iria ao Dermatologista, mais quem já viu homem ir a médico? Então saí à procura de soluções caseiras e encontrei maravilhas e também conferi a maneira certa de cuidar da pele nesse verão. Confiram!

Os rituais diários de limpeza, tonificação e hidratação são indispensáveis.
  • Em função do calor, do ressecamento e da desidratação, é fundamental fazer uma esfoliação facial,  aplicar máscaras hidratantes faciais para repor a perda líquidos que ocorre nesta época do ano. A esfoliação e a hidratação também contribuem para um melhor bronzeamento.
  • É fundamental o uso de proteção solar para não agredir a pele, inclusive no ambiente de trabalho. Todas as áreas expostas como mãos, face e cólo precisam de uma proteção mínima de 30 FPS. A pele deve ser constantemente hidratada com cremes específicos para cada tipo. Também recomendo a ingestão de líquidos, além de evitar o cigarro e as bebidas alcoólicas.
  • Para ter uma pele sempre limpa e saudável, basta tomar alguns cuidados no seu dia-a-dia. Um bom exemplo é sempre que acordar lavar bem o rosto, (com ou sem uso do sabonete), e depois passar uma loção tônica. Na falta de uma, pode ser usado soro fisiológico. (Achei essa dica, TUDO!). A mesma rotina deve ser feita a noite, lavar bem o rosto (com sabonete específico ou neutro), não dormir com maquiagem (tem preguiça de tirar? use lençinhos própios pra isso, é super prático, eu uso um da Nivea que é perfeito) e dormir bem.
  • Pelo menos uma vez por semana deve ser feito uma limpeza profunda, seguida de tratamento para hidratação, que pode ser feito em casa mesmo. Todos os tipos de pele necessitam de tratamento, até mesmo as mais oleosas. O que deve ser observado são os ingredientes utilizados, de acordo com a necessidade de cada pele.
  • Antes de aplicar uma máscara caseira, é bom fazer uma compressa de dez minutos com chá de camomila gelado. Ele ajuda a acalmar a pele e faz com que os princípios ativos das máscaras ajam melhor. Além disso, a camomila ajuda a combater olheiras e a aparência de cansaço. Aconselha-se o uso semanal das máscaras caseiras.
    Mas atenção, alguns ingredientes podem causar irritações, alergias e até manchar a pele. Checar o prazo de validade e aspecto dos componentes da máscara também é fundamental. “Evite tudo o que é muito ácido, principalmente na época do verão, como limão, laranja e abacaxi. O resultado pode ser catastrófico e a pele tende a ficar manchada”. Aconselha-se a usar as máscaras de 15 a 20 minutos e retirá-las com água fria. Em seguida, é recomendável aplicar um hidratante leve, não oleoso e não gorduroso.

    Receitinhas caseiras:
  • Máscara para pele seca     

        Ingredientes:
        3 gotas de óleo de girassol
        1 colher de sopa de iogurte natural
        1 colher de sopa de mel    

        Modo de preparar:
        Bata tudo e aplique no rosto sempre de baixo para cima.
  • Pele ressecada - hidratante     

        Ingredientes:
        1/2 abacate
        1 colher (chá) de mel   

        Modo de preparar:
        Amasse o abacate com o mel, aplique a mistura sobre a pele limpa e deixe por 20 minutos.
        Retire com água morna. Faça isso pelo menos uma vez por semana.
Foto: Reprodução
Fonte: MV, Nivea

Um comentário: